Segundo dados do Serasa Experian, o total de brasileiros com contas em atraso chegou a 63 milhões em 2021, o que representa um grande risco para as empresas, visto que a falta de pagamentos do cliente pode comprometer a saúde financeira dos negócios.
Por isso, os empreendedores estão sempre buscando alternativas e novas estratégias para evitar prejuízos, reduzindo a inadimplência e a ameaça de comprometer o crescimento ou até mesmo o funcionando da empresa. Para auxiliá-lo nesta difícil tarefa, separamos algumas dicas para reduzir a inadimplência. Veja a seguir:
- Fazer análises de créditos: Não adianta ficar ansioso para fechar negócio. É muito importante consultar o histórico de pagador do seu cliente.
- Estabelecer políticas de crédito claras e coerentes: Definir limites de crédito, prazos de pagamento, valores e penalidades por atraso, sempre considerando o perfil e realidade financeira do cliente.
- Procure alternativas para facilitar o pagamento: Esteja disposto a negociar valores, mesmo que isso implique em menor lucro.
- Faça o uso de lembretes: Alguns clientes menos organizados deixam de pagar simplesmente por esquecimento da dívida, ou não sabem o momento que devem fazer o pagamento.
- Tenha um cadastro de cliente organizado: Essa dica é para quem pretende evitar ao máximo se envolver com clientes com histórico de inadimplência.
Para ter um panorama geral de quanto a falta de pagamentos está afetando seu negócio, peça dados para seu contador, assim como dicas para a recuperação dos valores.