Fone: (51) 3587-1257
E-mail: escontabilidade@escontabilidade.com.br
Área do Cliente



Dicas para reduzir a inadimplência

  • Contábil - 10/08/2023


Segundo dados do Serasa Experian, o total de brasileiros com contas em atraso chegou a 63 milhões em 2021, o que representa um grande risco para as empresas, visto que a falta de pagamentos do cliente pode comprometer a saúde financeira dos negócios.

Por isso, os empreendedores estão sempre buscando alternativas e novas estratégias para evitar prejuízos, reduzindo a inadimplência e a ameaça de comprometer o crescimento ou até mesmo o funcionando da empresa. Para auxiliá-lo nesta difícil tarefa, separamos algumas dicas para reduzir a inadimplência. Veja a seguir:

- Fazer análises de créditos:  Não adianta ficar ansioso para fechar negócio. É muito importante consultar o histórico de pagador do seu cliente.

- Estabelecer políticas de crédito claras e coerentes: Definir limites de crédito, prazos de pagamento, valores e penalidades por atraso, sempre considerando o perfil e realidade financeira do cliente.

- Procure alternativas para facilitar o pagamento: Esteja disposto a negociar valores, mesmo que isso implique em menor lucro.

- Faça o uso de lembretes: Alguns clientes menos organizados deixam de pagar simplesmente por esquecimento da dívida, ou não sabem o momento que devem fazer o pagamento.

- Tenha um cadastro de cliente organizado: Essa dica é para quem pretende evitar ao máximo se envolver com clientes com histórico de inadimplência.

Para ter um panorama geral de quanto a falta de pagamentos está afetando seu negócio, peça dados para seu contador, assim como dicas para a recuperação dos valores.

Outras Notícias

Planejamento Tributário na Prática - Caso McDonald’s

16/04/2024

Ler notícia

Domicílio Judicial Eletrônico: atenção ao prazo para o cumprimento desta obrigatoriedade

10/03/2024

Ler notícia

Entenda a diferença entre preço e valor

02/02/2024

Ler notícia

Entenda a importância do Certificado Digital para sua empresa

11/12/2023

Ler notícia