Fone: (51) 3587-1257
E-mail: escontabilidade@escontabilidade.com.br
Área do Cliente



Conheça os benefícios da Sociedade Unipessoal de Advocacia

  • Contábil - 23/02/2023

A legislação referente ao exercício da advocacia passou por algumas mudanças que, ainda que pontuais, fazem grande diferença aos advogados que atuam ou pretendem atuar como autônomos. Sabemos que esses e outros profissionais podem atuar como profissionais liberais, sem a necessidade de um CNPJ, mas a criação de uma pessoa jurídica oferece benefícios ao prestador de serviço que não estão ao alcance da pessoa física.

A Sociedade Unipessoal de Advocacia (SUA) é um tipo de empresa exclusiva para advogados. A característica mais relevante desse tipo de empresa é que se trata de uma sociedade de apenas um sócio. É uma evolução do modelo anterior, em que era apenas permitido abrir um negócio com sócios da mesma formação. Esse modelo de empresa permite que profissionais autônomos que trabalham na advocacia gerenciem seu faturamento de melhor maneira, prestando seus serviços por meio de uma Pessoa Jurídica e não diretamente recebendo a tributação vinculada ao seu CPF.

Veja alguns benefícios desse tipo de sociedade:

- Menor tributação: Neste modelo a tributação é menor do que o valor de imposto sobre os recebimentos no formato de profissional liberal.

- Separação dos bens pessoas dos empresariais: Quando o profissional está atuando com CNPJ, o valor dos seus recursos vinculados ao negócio fica limitado, protegendo os bens particulares.

- Acesso aos serviços bancários CNPJ: Profissionais com CNPJ recebem outro tipo de tratamento e acesso a diferentes serviços para empresários, inclusive a créditos mais vantajosos.

Procure um contador para saber como abrir uma SUA ou como transformar uma Sociedade Pluripessoal em Unipessoal.


Fonte: Portal Contábeis

Outras Notícias

Planejamento Tributário na Prática - Caso McDonald’s

16/04/2024

Ler notícia

Domicílio Judicial Eletrônico: atenção ao prazo para o cumprimento desta obrigatoriedade

10/03/2024

Ler notícia

Entenda a diferença entre preço e valor

02/02/2024

Ler notícia

Entenda a importância do Certificado Digital para sua empresa

11/12/2023

Ler notícia