Modelo de Plano
Acesso rápido
Business Plan
Sumário Executivo
Av. Junto ao Mercado
Empreendedor
Contato

Modelo de plano


(claro, objetivo e efetivo como uma prévia do plano; inclui uma breve descrição de cada seção importante do plano, respondendo aos 5W 1H e podendo ser lido em menos de 5 minutos).
2:: Planejamento Estratégico
(Apresenta a visão, missão, análise dos ambientes externo e interno, oportunidades e riscos, análise SWOT, situação atual, fatores chaves de sucesso, estratégia, metas e objetivos do negócio).
3:: Serviços
(descreve as características e benefícios chaves, estágio atual de desenvolvimento e as vantagens competitivas dos serviços).
4:: Análise de Mercado
(apresenta as tendências de crescimento do mercado; identifica as características chaves e as necessidades do mercado alvo; avalia o ambiente competitivo; demonstra a aceitação do serviço pelo mercado).
5:: Estratégia de Marketing
(apresenta uma estratégia bem definida de posicionamento, preços, praça e promoção).
6:: Equipe Gerencial
(experiência e papéis das pessoas chaves; histórico e habilidade para trabalho em equipe, formando um time; necessidades de pessoal; estrutura organizacional).
7:: Descrição da Incubadora
(descrição do negócio, aspectos legais, localização, segurança, instalações, contratação de pessoas, aspectos administrativos da descrição da incubadora).
8:: Demonstrativo de Fluxo de Caixa
(apresenta uma avaliação realista das necessidades de caixa entradas e saídas para um período projetado de 3 anos; fluxos de caixa são consistentes com as estratégias de marketing e operacional da empresa que estão expressas no plano; fluxo de caixa detalhado para o primeiro ano e anual para os demais anos).
9:: Demonstrativo de Resultados
(demonstra resultados realistas e atrativos para o negócio; resultados são consistentes com a estratégia de marketing; horizonte de 3 anos).
10:: Balanço Patrimonial (se aplicável)
(apresenta uma avaliação realista do capital e ativos da incubadora;  reflete de maneira apropriada a estrutura de capital da incubadora  dívidas de longo prazo e posições dos ativos; balanço projetado anualmente para 3 anos).
11:: Recursos Solicitados
(apresentação clara e consistente da quantidade de capital requerido, quando, onde e como será usado o recurso solicitado).
12:: Contrapartida
(articula claramente as propostas aos investidores (SEBRAE-SP); identifica o que está sendo requerido dos investidores e porque; estabelece possíveis cenários de saída e formas que se dará o acordo entre as partes).
6.  Considerações Finais

Com o constante aumento do desemprego, muitos ex-funcionários de empresas têm se jogado, sem qualquer preparo, na aventura de montar um negócio próprio, com o sonho de independência financeira, de liberdade e de ficar rico. A história tem mostrado que uma pequena parcela desses mesmos aventureiros, também chamados de empreendedores, são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e crescimento do país. Porém, a grande maioria encontra uma nova decepção quando opta pelo negócio próprio e acaba conhecendo uma realidade cruel, a qual mostra quão vil é o mercado com aqueles que não estão preparados.

A economia de mercado não permite aos principiantes ou apenas sonhadores saírem vitoriosos. Isso não significa que se deve aceitar os fatos e deixar que o mercado sempre imponha as regras do jogo. Pode-se sim, com um planejamento eficaz, contínuo e, o mais importante, com uma análise realista, construir empresas de sucesso mesmo em tempos de crise. Para isso, o futuro empreendedor deve compreender as regras do jogo antes de jogar e se convencer, a partir de dados concretos, que há uma possibilidade de sucesso no futuro empreendimento. O problema é que as ferramentas disponíveis a esses empreendedores, destinadas a fornecer-lhes suporte nesta tarefa, são mal compreendidas e precariamente utilizadas. O plano de negócios é um exemplo claro de ferramenta de gestão comprovadamente eficiente em muitos casos, mas que, em outros, pelo fato de não ser adequadamente compreendida, acaba não agregando valor à ação empreendedora e cai no descrédito. Os fatores principais que levam a esse cenário são muitos, mas o principal é o fator cultural do brasileiro que não crê no planejamento e prefere errar e aprender com os erros. Essa experiência de aprender com os erros seria sempre válida se fosse possível repeti-la mais de uma ou duas vezes, o que geralmente não ocorre.

Apesar dos problemas citados, ações estão sendo tomadas ainda que em alguns setores específicos, e que certamente serão multiplicadas pelos que estão passando pela experiência de conhecer e usar o plano de negócios. O caso das incubadoras de empresas paulistas pode ser considerado como um exemplo de sucesso de utilização dessa ferramenta de gestão, pois vem auxiliando muitas destas incubadoras no amadurecimento do seu negócio, com aumento de demanda pelos seus serviços e otimização do uso dos recursos disponíveis, e principalmente, por instituir a cultura do planejamento nessas organizações das quais dependem dezenas de empreendedores dispostos a criar empresas competitivas, tendo como conseqüência a geração de mais empregos e a melhoria das condições sociais do país.

[1] Business Incubation Works  The results of the impact of incubator investment study. NBIA   National Business Incubation Association, 1997.

[2] Mark P. Rice and Jana B. Matthews. Growing New Ventures, Creating New Jobs, Quorum Books, 1995.

[3] Raymond W. Smilor and Michael D. Gill, Jr. The new business incubator, Lexington Books, 1986.

[4] Dertouzos, M. Four Pillars of Innovation. MITs Magazine of Innovation Technology Review. Nov-Dez. 1999.

[5] Meeder, R. A. Forging the incubator: How to design and implement a feasibility study for business incubation programs. NBIA  National Business Incubation Association. Ohio, 1993.

[6] Allen, D. N. Business incubator life cycles. Economic Development Quarterly,2(1),19-29, 1988.

[7] Sahlman, W.A. How to Write a Great Business Plan. Harvard Business Review, Jul-Aug, 1997.

[8] Silva, F.Q.B. The Setting Up of Environmental Conditions for the Creation of Software Enterprises in Brazil: the GENESIS Project and its Results. /apresentado no 43rd International Conference on Small Business World Congress, Singapura, Jun. 1998/.

[9] Dornelas, J.C.A. Capacitação dos Gerentes de Incubadoras na Elaboração e Utilização do Plano de Negócios como uma Estratégia para se Disseminar seu Conceito junto às Empresas Incubadas. /apresentado no IX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, Porto Alegre-RS, set. 1999/.

[10] JIAN. Handbook of Business Planning: BizPlan Buider Interactive. JIAN Tools. Mountain View  CA, 1997.

texto extraído de: http://www.planodenegocios.com.br