Business Plan

Plano de Negócios


O Plano de Negócios é o planejamento de uma empresa, constituída ou a ser criada. É o negócio que sonhei? Vale a pena investir?

Ele tem as respostas. Mostra em detalhes quem são os empreendedores, qual o produto, quais e quantos são os clientes, o processo tecnológico de produção e vendas, a estrutura de gerenciamento, as projeções financeiras para fluxo de caixa, receitas, despesas, custos e lucros.

Ferramenta consagrada, o Plano de Negócios é utilizado em todo o mundo por grandes e pequenas organizações. É instrumento de diminuição de riscos, no qual os erros saem mais baratos. O Plano estuda a viabilidade de um produto sob todos os aspectos antecipando resultados. Novos caminhos para o seu negócio são indicados.

O Plano de Negócios é eficaz na relação empresa-mercado por se tratar de um conjunto de informações elaboradas de forma organizada em que se destacam os aspectos mais importantes do empreendimento:

:: A empresa: sua missão, metas, sócios, gerentes e estratégias;
::
Seus produtos, serviços, benefícios, mercado e clientes;
::
Patrimônio e vida financeira realizada e projetada.

Por que planejar?

O Plano de Negócios gera informações privilegiadas. Identifica oportunidades e ameaças, facilitando as decisões que o empreendedor deverá tomar para se tornar bem sucedido. Ele permite condensar informações obtidas no mercado, buscando sensibilizar parceiros e investidores.

Além dos resultados projetados, possui várias aplicações estratégicas e operacionais:

:: Alavancar e prospectar novos negócios;
::
Captar investidores para o seu projeto;
::
Obter capital/finaciamentos para o seu empreendimento;
::
Participar de editais;
::
Comunicar com o público interno;
::
Comunicar com a sociedade em geral, clientes, fornecedores, governo, instituições financeiras e concorrentes.