O 
                                    advento da Internet como meio de comunicação 
                                    ágil, flexível e de baixo custo, 
                                    e sua adoção em larga escala 
                                    pelas organizações e na vida 
                                    doméstica, foram os propulsores das 
                                    comunidades virtuais. Grupos de pessoas com 
                                    interesses comuns - em uma organização 
                                    ou em várias - se formaram paulatinamente, 
                                    se comunicando através de e-mail, chats 
                                    e websites. Profissionais de áreas 
                                    diferentes passaram a poder trocar informações 
                                    relevantes para o seu dia-a-dia, sobre suas 
                                    "melhores práticas", sobre 
                                    seus processos e a compartilhar soluções 
                                    para os seus problemas mais comuns.  
                                                      
                                                      A 
                                    abordagem da Gestão do Conhecimento, 
                                    por sua vez, enfatiza o compartilhamento de 
                                    conhecimentos e a formação de 
                                    memória organizacional, principalmente 
                                    visando captar, reter e disseminar o conhecimento 
                                    tácito nas organizações. 
                                    A disseminação das comunidades 
                                    virtuais vem ao encontro da abordagem da Gestão 
                                    do Conhecimento, favorecendo o compartilhamento 
                                    de experiências, informações 
                                    e conhecimentos nas organizações. 
                                                      
                                                      Proprocionando 
                                    : Redução 
                                    de custos, aproveitamento do tempo de forma 
                                    mais eficiente, melhorarando o fluxo de informações 
                                    na organização são alguns 
                                    dos benefícios obtidos com a estruturação 
                                    de comunidades virtuais, que várias 
                                    empresas têm podido observar. Os casos 
                                    já existentes abrangem distribuição 
                                    de documentos, consultas a experts , acesso 
                                    a bases de dados e fóruns de debates 
                                    sobre problemas específicos. 
                                                       
                                    Muitas comunidades virtuais inclusive são 
                                    periodicamente complementados com reuniões 
                                    presenciais. As comunidades de práticas 
                                    muitas vezes não precisam se restringir 
                                    à comunicação virtual, 
                                    podendo ser complementadas por encontros e 
                                    reuniões periódicas de seus 
                                    membros, por grupos geograficamente próximos 
                                    ou em sua totalidade. 
                                                      Uma 
                                    comunidade virtual de práticas não 
                                    "decola" se os seus membros não 
                                    forem participativos, se não houver 
                                    ganho real palpável para todos e se 
                                    seu conteúdo não for de interesse 
                                    para a organização. As comunidades, 
                                    como um organismo vivo, têm seu ciclo 
                                    de vida: nascimento, crescimento, reprodução 
                                    e, eventualmente, morte. Para que ocorra um 
                                    ciclo de vida rico em conhecimento e recompensador 
                                    para os participantes, um dos fatores essenciais 
                                    é a existência de uma cultura 
                                    favorável à disseminação 
                                    e ao compartilhamento de conhecimento. 
                                                      É 
                                    importante observar que comunidades de prática 
                                    sempre fizeram parte de uma estrutura informal 
                                    das organizações. Elas precisam 
                                    de um toque humanizado, de mediação, 
                                    de estrutura, de incentivo e de gestão. 
                                    O que une os participantes é a comunicação, 
                                    a discussão e a troca de conhecimento. 
                                    A comunicação aqui não 
                                    é mais apenas uma difusão ou 
                                    um transporte de mensagens, mas de uma interação 
                                    no meio de uma situação que 
                                    cada um contribui para modificar ou estabilizar. 
                                    O ponto principal das comunidades virtuais 
                                    é que as opiniões e idéias 
                                    são entregues para partilha e para 
                                    re-interpretação dos participantes. 
                                    Essa dinâmica de um contexto coletivo 
                                    é uma espécie de ligação 
                                    viva que funciona como uma memória, 
                                    ou consciência comum.
                                                      Os 
                                    fatores críticos para o sucesso de 
                                    uma comunidade virtual são: 
                                    I. conteúdo, que deve ser útil, 
                                    rico, dinâmico e atual; 
                                    II. abrangência, que precisa ser focada, 
                                    compatível e interessante; 
                                    III. participação, que deve 
                                    ser comprometida, ativa e cordia; 
                                    IV. divulgação, que precisa 
                                    ser ampla, honesta e permanente; e principalmente 
                                    mediação, que tem que ser atenta, 
                                    competente e compreensiva. 
                                                      
                                    A tecnologia da informação tornou 
                                    possível às pessoas trocarem 
                                    idéias e insights através do 
                                    mundo, facilmente. Mas o ponto principal do 
                                    compartilhamento é achar um interesse 
                                    em comum entre as pessoas, para criar uma 
                                    verdadeira conexão e dar importância 
                                    a cada opinião e a cada pensamento 
                                    compartilhado. Cada membro deve confiar na 
                                    comunidade o suficiente para pedir ajuda e 
                                    compartilhar idéias novas. A tecnologia 
                                    da informação tornou possível 
                                    a formação de uma comunidade 
                                    global, mas é preciso gestão 
                                    para tornar isto um benefício real.