Por que o PS5 é tão grande? Engenheiro da Sony explica

  • Geral - 15/10/2020

Afinal, com tantos consoles pequenos, por que o PlayStation 5 é tão grande? O engenheiro da Sony responsável pelo design de hardware do PS5, Yasuhiro Ootori, explicou em entrevista recente ao portal japonês Nikkei Xtech que o cooler do console é o principal responsável pelo tamanho do aparelho.


O engenheiro pontua que o tamanho do cooler determinou a robustez — especialmente na espessura — do PS5. A ventoinha de 45 mm garante que o ar seja sugado de ambos os lados do console para resfriar a placa-mãe, tanto no "lado A" quanto no "lado B".


Segundo Ootori, mesmo que o "lado B" não tenha o sistema principal em um chip instalado, ele ainda vai gerar calor semelhante ao gerado pelo sistema do PS4 em um chip, e por isso precisa de fluxo de ar para se manter frio. O PS5 está equipado com um ventilador de entrada dupla-face de 120 mm de diâmetro e 45 mm de espessura, que são suficientes para justificar o tamanho do aparelho.


A outra opção, segundo o engenheiro, seria colocar dois coolers menores, um em cada lado da placa-mãe; todavia, essa estratégia sairia muito mais cara para produzir — apesar de diminuir um pouco o tamanho do console.

Ootori apareceu recentemente em vídeo de desmontagem do PS5, mostrando na íntegra todos os componentes do console da nova geração. Ficou bastante claro que o principal foco da Sony é manter o aparelho resfriado e silencioso.


O PS5 chega ao Brasil no dia 19 de novembro deste ano, com preços a R$4.999 na versão com leitor de discos ou R$4.499 na versão sem o leitor.

Já reservou um espaço generoso da sua estante para colocar o monstro da Sony?

Outras Notícias

Pix soma mais de 1 milhão de transações no primeiro dia

19/11/2020

Ler notícia

Home office: Sem regulamentação para modalidade, disparam ações na Justiça

19/11/2020

Ler notícia

Receita Federal e Banco do Brasil iniciam arrecadação com Pix

19/11/2020

Ler notícia

Banda faz show com membros e público dentro de bolhas de plástico

13/10/2020

Ler notícia