Reduzindo os acidentes domésticos

Você já pensou que as queixas de seus pais ou avós podem ter origem na falta de conforto e segurança da própria casa? Fique alerta: pequenas mudanças podem diminuir o risco de acidentes, tão comuns na terceira idade Pensando na importância da prevenção de acidentes domésticos, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) idealizou um novo conceito de moradia. Desenvolvida pela arquiteta Cybele de Barros, a Casa Segura possui características que visam oferecer às pessoas idosas uma ambientação mais adequada, segura e confortável, que lhes dê, principalmente, mais independência e maior qualidade de vida.
Segundo Cybele, são poucos os arquitetos e decoradores que já perceberam que a casa do idoso requer cuidados especiais. Além disso, os próprios moradores não sabem que eles podem estar vivendo num ambiente completamente desfavorável ao seu bem-estar, sujeitos a quedas e, por conseqüência, fraturas. Só para se ter uma idéia, cerca de um terço das pessoas atendidas por lesões traumáticas nos hospitais públicos no Brasil têm mais de 60 anos, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS).
A notícia boa é que bastam pequenas mudanças para a casa se tornar mais segura. E o que é melhor: sem a necessidade de gastos exagerados. Em uma casa de dois andares, por exemplo, basta mudar o quarto do idoso para o andar de baixo, diminuindo as subidas e descidas de escadas, evitando, assim, quedas e fadiga. A arquiteta Caia Marrey conta que realizou uma reforma na casa de seus pais e constatou que o custo não ultrapassou 10% do valor de uma obra comum. "Comprar assento sanitário mais alto, escolher luminárias menos brilhantes e pintar as paredes com cores amareladas são providências que não encarecem a reforma", conclui. Confira as mudanças que devem ser feitas em cada um dos ambientes da casa.

Quarto

Cama
Larga, de preferência, com um só travesseiro; sua altura deve ser igual a 0,45 m ou 0,50 m (incluindo o colchão) para que a pessoa possa apoiar os pés no chão quando sentada, evitando a tonteira. Além disso, é importante que o móvel tenha cabeceira, para permitir que o usuário se recoste; que o colchão tenha densidade adequada ao peso do usuário e que o cobertor ou a colcha fique preso(a) ao pé da cama, para evitar a sensação de frio.

Mesa de cabeceira
Fixada no chão ou na parede para evitar que se desloque caso a pessoa precise apoiar-se ao levantar. Um detalhe: suas bordas devem ser arredondadas e sua altura cerca de 0,10 m acima da cama.

Armário
Portas leves, cabideiro baixo, gavetas com trava de segurança nos deslizantes e prateleiras com alturas variáveis são fundamentais. Outros aspectos facilitadores são a instalação de luz interna - com acionamento ao abrir a porta -, e puxadores do tipo alça. Cadeira ou poltrona São uma boa alternativa, já que podem ajudar na hora de calçar meias e sapatos. Banheiro Banheira Só é recomendada se também houver espaço para um boxe. Neste caso, deverá ser provida de barras de segurança e ter os comandos para fora ou à distância. Boxe Piso e proteção antiderrapante; fechamento com material firme e difícil de quebrar; sistemas de porta de correr ou utilização de cortina plástica; largura mínima de 0,80 m; desnível máximo de 1,5 cm em relação ao piso do banheiro; e assento fixo para banho (0,45 m de largura e 0,46 m de altura). Além disso, é aconselhável que o boxe tenha corrimão lateral, barras de apoio com alturas variáveis, chuveiro portátil, tapete externo de borracha com ventosas, porta-toalha bem próximo ao boxe (com altura média de 1,30 m), porta-objetos fixo e saboneteira para sabão líquido instalada à 1,20 m de altura do piso.
Vaso sanitário Altura entre 0,48 m e 0,50 m; descarga simples (caixa acoplada ou acionada por botão); ducha higiênica manual a 0,45 m do piso; sabonete líquido próximo; papeleira externa de fácil acesso (a 0,45 m do piso); e barras de apoio posicionadas a 0,30 m acima do tampo do vaso.
Bancada
Altura entre 0,80 m e 0,85 m; torneiras de fácil manuseio (meia volta, alavanca, monocomando ou com célula fotoelétrica); distância de 0,50 m, no máximo, das torneiras à face frontal da bancada; pia com ralo protetor; barras de apoio junto ao lavatório; tomadas e interruptores posicionados em área seca, entre 1,10m e 1,30m do piso; porta-toalhas próximo à bancada e com altura igual às tomadas; e sabonete líquido.


Armários Gabinete com área livre para movimentação das pernas, no caso do uso de cadeira de rodas ou banqueta; um espelho frontal com iluminação e outro, de aumento; suporte de escovas, lâminas, tubos e remédios em material resistente; lanterna, caneta e lente de aumento para ler e marcar os remédios na gaveta ou porta-medicamentos; prateleiras internas em material com resistência adequada; e gavetas com trava de segurança. Outras recomendações: Paredes em alvenaria com resistência suficiente para a instalação de barras de segurança fixadas por buchas. Portas de acesso com 0,80 m e abertura para o lado de fora do ambiente. Espaço interno suficiente para duas pessoas circularem: isso facilita a ajuda, caso haja necessidade.
Atenção: evite prateleiras de vidro, superfícies cortantes, quinas vivas e aquecedores a gás dentro do banheiro. Mantenha sempre luz de emergência, luz noturna e intercomunicador.

Cozinha e Área de Serviço


Pia e bancada
Altura média de 0,85 m a 0,90 m; torneiras de fácil manuseio (meia volta, alavanca ou monocomando); filtro protetor para evitar entupimentos; gavetas de fácil abertura, com trava de segurança e divisões para talheres e porta-facas; apoio para alimentos (largura mínima de 0,45 m) próximo aos equipamentos; e barras de apoio instaladas em locais firmes. Além disso, é importante que os armários inferiores tenham portas e área livre para movimentação das pernas (no caso do uso de cadeira de rodas ou banqueta); e que os objetos de uso freqüente fiquem em locais de fácil acesso. Já os utensílios mais leves e pouco utilizados devem ser guardados nos armários superiores (instalados em altura adequada).
Fogão
Botões na parte da frente; controles que fecham automaticamente o gás quando a chama se apaga (tanto nas bocas, quanto no forno); botões e controles em cor contrastante, para facilitar a visualização de temperaturas e ajustes; acionamentos digitais com números grandes e, também, sinais auditivos. Fora estas recomendações, é fundamental que os equipamentos embutidos tenham seus controles posicionados em local de fácil acesso e que sejam usadas luvas térmicas e suportes para pegar utensílios quentes. Atenção: o aquecedor deve ficar fora da cozinha e o butijão de gás do lado externo da casa.

Geladeira e freezer
Evitar colocar peso nas portas; observar umidade; preferir altura de prateleiras que permitam o acesso sem que seja necessário abaixar ou levantar muito os braços.
Tanque e tábua de passar
Para serem utilizados com a pessoa na posição sentada, a altura adequada é de 0,75m. Já o ferro deve ter fio espiralado, com suporte fixo e controle automático de temperatura; as tomadas devem ser instaladas entre 1,00 m e 1,20 m; e o aquecedor a gás precisa, necessariamente, ficar em local próximo às aberturas para o exterior. Um detalhe: este último deve ter controle de temperatura e acionamento de chama somente quando for acionada alguma torneira. Outras recomendações:
É importante ter um carrinho móvel para levar utensílios da cozinha ou da área de serviço para outros ambientes. Prefira pratos e copos de plástico ou metal. Use cafeteira elétrica (ou bule de plástico) e garrafa térmica de metal.
Atenção: na cozinha, forno elétrico ou microondas devem ser instalados em local de fácil acesso e permanecer desligados após o uso. Além disso, é fundamental manter o fluxo preparo-processamento-cozimento. Mais um cuidado: evite escadas dobráveis tanto na cozinha, como na lavanderia.

Sala de Estar e jantar

Poltronas e sofás
Confortáveis, de preferência com braços, altura de assento em torno de 0,50 m e, principalmente, fáceis de sentar e levantar (profundidade adequada de 0,70 m a 0,80 m). Detalhe: os assentos não devem ser muito macios - a densidade moderada é a mais indicada.
Mesa de apoio
Próxima ao sofá e com altura média de 0,60 m, apóia o telefone e o abajur.
Importante: evite quinas vivas, vidros ou materiais cortantes.

Estante
Com prateleiras e fixadas ao piso ou à parede. Evite objetos pesados e de vidro e prefira aparelhos de som ou TV com controle remoto.
Mesa de jantar e cadeiras
Para a mesa são imprescindíveis bordas arredondadas e altura média de 0,75 m. Além disso, deve-se garantir um espaço livre ao seu redor para uma movimentação segura. Outros cuidados: prefira cadeiras sem braço e livre-se de tapetes sob a mesa.
Rampas e escadas
Sempre que possível construir rampas em vez de escadas, sem esquecer, no entanto, de manter a declividade máxima de 10%. No caso da casa já ter escadas, não deixe de usar corrimãos ao longo dos degraus com altura média de 0,80 m. Importante: fazer demarcações no início e no final da escada. Outras recomendações: Prefira cores contrastantes e diferentes texturas nas paredes e móveis. Opte por iluminação uniforme, de preferência contínua (vários pontos), antiofuscante (lâmpadas leitosas, iluminação indireta) e três vezes mais forte que o normal. Mantenha interruptores de luz em altura confortável (1,10 m ) nas entradas e saídas. Detalhe: os específicos para abajur devem ficar junto aos de luz. Escolha luminárias que proporcionem fácil manutenção e substituição de lâmpadas. Mantenha luz noturna nas circulações, opte por lâmpada de emergência ou lanterna em local de fácil acesso. Deixe os ambientes livres de obstáculos, principalmente os objetos e móveis baixos. Prefira cinzeiros com furos para assegurar cigarros apagados.
Atenção: evite tapetes soltos, cortinas pesadas e fios elétricos e de telefone sem fixação. E não se esqueça: a personalização do ambiente com objetos, fotografias de familiares, datas significativas, viagens e elementos que tragam boas recordações são fundamentais para uma casa saudável.

DICA ANTERIOR DICAS PRÓXIMA DICA