Escolha a sua piscina

As piscinas podem ser executadas utilizando-se várias técnicas construtivas diferentes e os mais diversos tipos de acabamento. Se você está na dúvida, sobre a técnica construtiva a ser adotada para sua piscina, veja aqui, algumas vantagens e desvantagens entre as mais utilizadas.
É preciso analisar a melhor opção, para satisfazer a todas as suas necessidades e corresponder às exigências do local. Independente da técnica construtiva adotada é fundamental que se execute a sondagem da área escolhida para a implantação, isto porque há sempre a possibilidade de ocorrências de certos obstáculos durante a escavação, tais como: uma plataforma de rochas, um solo argiloso ou mesmo um lençol freático que impossibilitaria sua execução no prazo estimado. A profundidade da piscina é o fator determinante nesta questão. Ainda na fase da implantação, outro ponto a ser verificado é a rede de água e de esgoto do local, evitando assim possíveis conflitos durante a escavação. A casa de máquinas sempre deve estar próxima a piscina e quase sempre, é construída em um local camuflado, porém de fácil acesso.
A cada artigo, detalharemos um tipo de piscina. Veja a seguir, um dos tipos mais utilizados de piscina, e...mãos a obra!


Piscinas de Concreto Armado

Sua execução deve seguir rigorosamente o projeto estrutural, uma vez que este é calculado especificamente, prevendo a forma e o volume de água da piscina e as condições do solo do local. Esta técnica construtiva é uma das mais seguras e que apresenta a maior durabilidade, cerca de trinta anos, o que contribui sempre para a valorização do imóvel. Executada em qualquer formato aceita receber todo tipo de revestimento, dos azulejos à tinta epóxi. Esta técnica construtiva mais do que qualquer outra, apresenta certa demora em sua execução, ou seja, uma piscina de porte médio cerca de quatro meses.
Seguindo basicamente as etapas relacionadas abaixo:
- Definição do formato;
- Escavação e montagem do gabarito;
- Preparação da Forma externa;
- Execução das ferragens;
- Execução dos dispositivos e das tubulações (hidráulica e elétrica);
- Preparação da Forma interna;
- Impermeabilização;
- Aterramento e Compactação do solo;
- Execução do Revestimento interno;
- Execução do Revestimento externo ( piso, bordas e deck). Todas estas etapas devem ser criteriosamente executadas. É comum a aplicação de testes na finalização da forma interna e na impermeabilização, para se verificar possíveis vazamentos durante a execução. Pois quando detectados posteriormente, acabam ocasionando elevados custos para o conserto, normalmente envolvendo: reforços estruturais, nova impermeabilização e troca dos revestimentos internos e externos.

DICA ANTERIOR DICAS PRÓXIMA DICA