USO DE PLÁSTICOS NA CONSTRUÇÃO

Atualmente, diversos tipos de plásticos podem ser utilizados na construção para substituir com eficiência materiais tradicionais, como o alumínio das esquadrias, o gesso das molduras e a madeira dos revestimentos externos. Talvez a maior de suas vantagens seja o fato de que eles não enferrujam, além de requerer manutenção simples. Os principais tipos e suas aplicações são:

POLIURETANO
• Usos - molduras e perfis de acabamento, caixas d'água e drenagem de solo.
• Derivado do petróleo pela transformação do gás metano, é fácil de montar e resistente (essa resistência é tanto maior quanto a quantidade de poliuretano presente por área), o material permite desenhos elaborados em alto e baixo relevos, razão pela qual é possível confeccionar uma infinidade de modelos de molduras, sancas, rosetas e até "boiseries". O preço é compatível com o gesso, mas são mais fáceis de instalar: basta uma cola acrílica solúvel em água. Outro elemento encontrado nesse material são as colunas, com base e capitel de poliuretano, mais leves e baratas que os similares feitos de mármore. Dependendo do modelo, pode suportar até 9 toneladas.

POLIESTIRENO
• Usos - molduras e perfis de teto, drenagem de muro de arrimo, gramados e pisos.
• Derivado do petróleo pela transformação do gás estireno, ele é a matéria prima que compõe o EPS, conhecido pela marca Isopor, muito utilizado em embalagens. Para molduras e sancas, os perfis de poliestireno são uma solução 10 a 20% mais barata que o gesso. Mais leve que o gesso, sua fixação é rápida e não faz sujeira, bastando cortar no tamanho desejado e fixar com cola acrílica solúvel em água. Aceita pintura, mas é aconselhável uma primeira demão com tinta à base de água. O processo de fabricação por máquina extrusora não permite a elaboração de desenhos rebuscados. Além disso, as peças devem ficar sempre próximas ao teto, pois podem se danificar com uma batida acidental.

PVC (policloreto de vinila)
• Usos - esquadrias (portas e janelas), telhas, revestimentos de fachadas, forros e divisórias, pisos, tubos, calhas e mantas de impermeabilização.
• Suas matérias primas são o cloreto de sódio e derivados de petróleo. Não precisam de pintura, muito menos impermeabilização ou lixamento. São isolantes termoacústicos e não propagam chamas. As esquadrias feitas com esse material têm durabilidade maior que as metálicas, além de ser imunes à maresia. Podem substituir a madeira no revestimento de fachadas tipo "clapboard siding", acabamento característico das casas americanas. São fixados sobre qualquer superfície, sem necessidade de quebrar nada. Quando a casa é planejada com o revestimento, o processo de construção é muito mais rápido, pois a fixação é feita diretamente sobre o bloco ou tijolo, não precisando de massa fina ou corrida. A única desvantagem são as emendas que podem aparecer, se a instalação for mal feita. Para a limpeza, bastam água e sabão.

POLICARBONATO
• Usos - para coberturas e fachadas em que se deseje efeito de transparência.
• Derivado do petróleo pela associação de moléculas de carbono, é um termoplástico, ou seja, amolece ao ser aquecido e endurece quando resfriado. Disponível em chapas ou telhas, há modelos com transparência que chega a 89%, além das cores branco, bronze, verde, azul ou cinza. Vale lembrar que as peças coloridas absorvem mais o calor. A maior vantagem em relação ao vidro é que ele pode ser moldado sem emendas, em formas curvas. É também mais resistente a impactos, porém, menos rígido, por isso pode riscar com facilidade. O ideal é pedir a aplicação de uma película antiabrasiva.


Fonte: Revista Arquitetura & Construção - mai/96.

DICA ANTERIOR DICAS PRÓXIMA DICA