SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO CASEIRA

A irrigação caseira dispõe de eficientes aparelhos como microaspersores e tubogotejadores, equipamentos simples, que economizam a água e podem até ser controlados por timer, com sensores de chuva para determinar o acionamento ou não do processo. Eles estão a um passo dos sistemas elétricos mais avançados, de instalação complexa e, necessariamente, realizada por empresas especializadas. Ao contrário destes, os microaspersores e tubogojetadores, que também servem para grandes plantações, podem ser instalados por qualquer pessoa.

MICROASPERSÃO: com aproximadamente 35 centímetros, o microaspersor é ideal para irrigação localizada, molhando apenas os lugares onde a rega é necessária. O microaspersor possibilita a distribuição uniforme sobre a área a ser irrigada, evitando desperdícios de água. De fácil instalação, pode ser acoplado diretamente à mangueira doméstica com a ajuda de um adaptador e preso ao solo por uma haste em forma de lança. A pressão da água faz com que o aspersor gire, molhando círculos de aproximadamente 3m. Em jardins maiores, é possível conectar outras mangueiras aos aspersores e ampliar a área de rega. Para garantir o melhor funcionamento desse equipamento em grandes áreas, deve-se buscar orientação especializada.

GOTEJAMENTO: método inovador e de baixo custo na instalação. Dependendo da área a ser irrigada, pode ser colocado diretamente na torneira do jardim. Neste processo, utiliza-se de um tubo com microaberturas, compondo um labirinto que permite a passagem da água e uniformiza sua vazão. Próximas umas das outras, as pequenas aberturas (gotejadores) produzem uma faixa de umidade contínua, totalmente aproveitada pelas raízes das plantas. O tubogotejador é feito de polímeros aditivados, um tipo de plástico enriquecido com repelentes contra insetos e pássaros, além de ser resistente ao calor, à ação dos ventos e às intempéries.

DICA ANTERIOR DICAS PRÓXIMA DICA