QUADRAS ESPORTIVAS

As quadras esportivas requerem medidas mínimas, ter o piso adequado ao esporte praticado e, se necessário, dispor de boa iluminação. Recomenda-se sempre a contratação de assesoria especializada, já que aspectos como localização do terreno, piso ideal, sistemas de drenagem e iluminação são decisivos.
O primeiro ponto a considerar é o terreno. Caso ele sofra apenas um corte, a terra deverá ser bem compactada, com a ajuda de um rolo pequeno. Já as áreas aterradas exigem a compactação feita por máquinas mais pesadas, como trator de esteira. Se o aterro não for bem feito, o piso poderá futuramente apresentar trincas e ondulações.
Também a umidade pode trazer sérios problemas. Se a área tiver sido banhada por um córrego, o ideal é fazer um sistema de drenagem tipo "espinha-de-peixe", com aproximadamente 4 polegadas. Para os terrenos situados em vales ou áreas baixas, é possível fazer uma vala de 30cm de largura com 1 metro de profundidade ao redor da quadra, numa distância de 50cm, revestida com argamassa de cimento e areia e ter, embutida no fundo, uma meia canaleta de escoamento, com largura entre 15 a 30cm, conforme a declividade do terreno, e saída para a rede de esgoto.
Com exceção da quadra de saibro, que já é autodrenante, as demais têm piso impermeável, o que obriga que a superfície tenha 1% de caimento para todos os lados, facilitando o escoamento das águas pluviais e evitando a formação de poças.
Para a implantação de quadras descobertas, deve-se posicioná-las no eixo Norte-Sul (ou o mais próximo possível dele), em função do ofuscamento provocado pelo sol.
O piso da quadra e a textura do acabamento são muito importantes, podendo interferir bastante no desempenho dos jogadores. Os principais tipos são:
• Saibro - ideal para tênis, sua execução requer muitos cuidados. A construção deve ser feita em terrenos planos, bem compactados e, de preferência, de composição argilosa. O primeiro passo é fazer uma moldura com blocos de cimento e cinta de concreto na medida da quadra. Ela deverá ter 30cm de altura e ficar parcialmente enterrada. No fundo dessa moldura é espalhada uma camada de 20cm de altura de cacos de tijolo, que deve ser muito bem compactada com a ajuda de água. Em seguida, cobre-se o espaço com uma camada de 20cm de saibro misturado com argila e terra vermelha. Depois de compactada com um rolo pesado, deve-se abrir pequenas valas e fazer sapatas de concreto nos locais onde serão fixados os postes de sustentação da rede. Por fim, espalha-se o pó de telha, o que facilita a movimentação dos jogadores. Deve-se prever caimento de 0,5% nas laterais. A autodrenagem demora cerca de 8 horas. As obras duram aproximadamente 6 semanas.
Se a quadra for construída em terrenos irregulares, aterrados, de pouca firmeza ou sobre lençol freático, deve-se prever o contrapiso, o que acarreta a necessidade de um sistema de drenagem.
A manutenção do saibro é bastante trabalhosa. São necessárias freqüentes reposições do pó de telha da superfície, é preciso molhá-la para mantê-la sempre úmida, garantindo a maciez do piso, a firmeza do solo e evitando que o vento levante nuvens de pó. O ideal é varrer e molhar a quadra duas vezes ao dia.
• Cimentado - sua execução é simples: sarrafos de madeira, de 10cm de altura x 2,5cm de largura, são dispostos na forma de quadrados de 2 x 2m sobre um lastro de pedra nº 2 com 5cm de altura. Esses quadrados devem ser preenchidos diagonalmente por uma camada de concreto de 8cm de altura. Após a cura de 24 horas, os sarrafos são retirados e o espaço vazio é preenchido por concreto ou asfalto. O acabamento tem, em média, 2cm de espessura e pode ser feito com argamassa de cimento e areia quando se tratar de quadras descobertas, ou por pó de cimento, se a quadra for fechada. A demarcação é feita com tinta acrílica resistente à abrasão. Deve-se considerar que o cimentado não absorve o impacto dos movimentos dos jogadores.
• Asfáltico - de fácil construção, pode ser usado para quadras de quase todos os esportes. Sobre uma base de pó de pedra é colocada uma camada de 5cm de pedra nº 1. Em seguida, uma camada de emulsão asfáltica e outra de pedriscos com altura entre 3 a 5cm. Por fim, uma nova camada de emulsão asfáltica e de 2 a 5 demãos de resina sintética. No caso de quadras de tênis, o acabamento da última demão deve ser áspero, para que o pique da bola seja mais lento. A construção demora 2 a 3 semanas. Como manutenção, a resina sintética deve ser substituída a cada 5 anos nas quadras abertas e a cada 8 anos nas fechadas. O escoamento da água demora de 15 a 20 minutos.
• Areia - própria para futebol society e peteca, deve ser construída sobre um contrapiso. Um dreno "espinha-de-peixe" de 4 polegadas deve ser previsto. Serão aplicadas uma camada de 15cm de espessura de pedra nº 2, uma camada de 10cm de pedra nº 1 e, finalmente, 10cm de areia, no mínimo. A manutenção consiste em alisar a camada de areia com uma rede velha.
• Madeira - usada somente em quadras cobertas, é ideal para squash ou quadras poliesportivas. As espécies mais indicadas são o ipê e o pau-marfim. As tábuas devem ter 5cm de largura x 2,5cm de espessura. Elas são flutuantes, ou seja, fixadas em barrotes no sentido longitudinal, distantes 50cm um do outro. O espaço vazio entre eles pode ser preenchido com placas de chapas de madeira ou com poliestireno expandido. O acabamento é em verniz de poliuretano e as demarcações são feitas com tinta epóxi.
• Emborrachado - existem dois tipos: fundido no próprio local ou industrializado. O primeiro consiste numa camada de borracha espalhada sobre o asfalto ou cimento com a ajuda de uma espátula. Na quadras fechadas, sua espessura é de 6mm; nas abertas, varia de 6 a 12mm. Requer manutenção a cada 5 anos, em média. O industrializado é encontrado em rolos e é fixado sobre uma base de asfalto ou cimetno com cola de poliuretano. A manutenção demora 20 anos. Encontradas em várias cores, são próprias para tênis, badminton e quadras poliesportivas.
Se a quadra tiver apenas finalidade recreativa, não é preciso seguir as medidas oficiais, bastando manter a proporcionalidade. Já a demarcação do piso não deve ser alterada. Ela deve ser pintada sobre um piso de cor neutra, como verde, amarelo ou cinza. De acordo com as normas internacionais, cada esporte tem cores determinadas para marcação das medidas: o branco é usado para tênis, vôlei, badminton, squash e paddle, o amarelo, para handebol e o azul, para basquete. No caso das quadras de saibro ou areia, a demarcação pode ser feita usando fitas especiais, vendidas em lojas de artigos esportivos, que são fixadas com a ajuda de pregos de 10cm de comprimento. Outra possibilidade é abrir pequenas valetas no lúgar das linhas de demarcação e preenchê-las com uma tira de concreto de 5cm de largura. Depois é só pintar com tinta acrílica especial para cimentado. As quadras de areia também podem ser demarcadas com uma simples pintura a cal.
Quanto à iluminação, recomenda-se que profissionais especializados façam o cálculo. Um projeto simples e mínimo para uma quadra poliesportiva consiste em 8 luminárias dispostas em 4 postes, com altura variando de 6 a 8 metros, e lâmpadas de mercúrio de alta pressão de 400W.
O fechamento com alambrado deve estar situado a uma distância mínima de 2 metros da quadra.


Fonte: Revista Arquitetura & Construção - ago/93.

DICA ANTERIOR DICAS PRÓXIMA DICA