ÁRVORES NA CALÇADA

Para plantar uma árvore na calçada, deve-se, primeiramente, procurar a Secretaria do Meio Ambiente da cidade. Em capitais como São Paulo, Salvador e Curitiba, essa é uma tarefa exclusiva desse órgão, que tem um plano anual de plantio, embora também atenda pedidos isolados, enviando um técnico ao local para determinar o tipo de árvore mais adequado.
É preciso tomar cuidado ao quebrar a calçada para não danificar os encanamentos da rua. E, no futuro, a árvore não poderá crescer a ponto de interferir nas fiações elétricas.
As árvores mais indicadas são as de pequeno porte, que sobrevivem num ambiente adverso e tem boa adaptação a diversos climas. É bom que a espécie escolhida não tenha folhas pequenas nem muito lisas e flores sumosas, para evitar que os pedestres escorreguem. As árvores também não devem apresentar princípios tóxicos, espinhos ou raízes superficiais que danifiquem calçadas, construções ou tubulações subterrâneas. É preciso evitar árvores que necessitam de poda constante, tenham caule mole ou sejam suscetíveis ao ataque de cupins e brocas.
Algumas árvores boas para o plantio são o ipê-amarelo, a quaresmeira, o manacá-da-serra, a bauhínia e o resedá. Por outro lado, deve-se evitar o eucalipto, o ficus, o flamboyant, a paineira e a seringueira.


Fonte: Revista Arquitetura & Construção - abr/95.


Fonte: Ibravir - Ind. Brasileira de Vidros e Refratários Ltda.

DICA ANTERIOR DICAS PRÓXIMA DICA