POLICARBONATO

O policarbonato é um termoplástico, ou seja, um plástico que amolece ao ser aquecido e endurece quando resfriado, permitindo que se façam curvas ou outros formatos, sem nenhuma emenda. É um material de alta transparência e resistência a impactos. Mais leve que o vidro, pode ser curvado a frio e tem proteção contra raios ultravioleta.
É indicado para coberturas e fechamentos que exigem iluminação natural, pois seu nível de transparência chega a 89%. Por sua alta resistência a impactos (em média 200 vezes superior à do vidro e trinta vezes maior que a do acrílico), é recomendado para cobrir áreas externas como gazebos, jardins de inverno, garagens, estufas e piscinas.
É encontrado em chapas e telhas. São três os tipos de chapas encontradas no mercado: as compactas, as alveolares e as refletivas (chapas compactas com tratamento anti-abrasivo e melhor eficiência térmica). A escolha do produto deve levar em conta fatores como a luminosidade, o raio da curvatura desejada e o conforto térmico, além do efeito estético e o preço. Geralmente disponíveis nas cores cristal, bronze e branco leitoso, alguns tipos também são oferecidos em verde, azul e cinza. É bom lembrar que as cores escuras, como o bronze, absorvem mais calor e têm menor índice de luminosidade.
Durante a instalação, recomenda-se deixar um espaço para dilatação, pois o policarbonato tem alto coeficiente de expansão térmica. Outra característica é a sensibilidade do material à abrasão. Menos rígido do que o vidro, ele risca facilmente. Assim, para áreas que exigem limpeza constante, recomenda-se a colocação de uma película anti-abrasiva. Alguns produtos já vêm com esta película. Para limpar, basta água e sabão neutro; produtos abrasivos ou alcalinos fortes são proibidos.
A instalação em geral é feita por empresas credenciadas pelos distribuidores. Elas podem responsabilizar-se pela compra do materal, montagem das estruturas e colocação. As chapas devem ser fixadas sobre estruturas de madeira, ferro ou alumínio.


Fonte: Revista Arquitetura & Construção - nov/95.

DICA ANTERIOR DICAS PRÓXIMA DICA