<-- Voltar Imprimir

  Mensagem

Autor da Mensagem
Orientações Sicontabil julho 2021
Data do Envio
05/07/2021
Hora
17:52:59
Assunto
Notícias
Conteúdo da Mensagem
PIX E OS IMPACTOS NA CONTABILIDADE

Com o avanço da tecnologia, o Pix se mostra como uma inovação quando o assunto é o recebimento e envio de dinheiro pelas pessoas físicas e jurídicas.
O Pix é uma ferramenta criada pelo Banco Central do Brasil – BACEN, e que está em funcionamento desde 16 de novembro de 2020. Com ele, é possível fazer transferências 24h por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados.
A maior vantagem deste sistema de pagamento é que ele é instantâneo, ou seja, os valores são creditados em até no máximo 10 segundos! Tudo isso de forma ágil e gratuita.

Para as transações entre pessoas físicas, não há cobrança de tributos, e para as instituições jurídicas, as taxas são bem menores, entre R$0,01 a cada 10 operações realizadas.

O recebimento dos valores é facilitado, e a empresa poderá dispor dos valores quase que imediatamente, sem precisar esperar o fim do expediente bancário, ou o dia seguinte.
Além disso, o Pix pode ser utilizado para envio de dinheiro tanto entre pessoas físicas, como de pessoas físicas para jurídicas, assim como de empresas para empresas.
É importante ressaltar que tanto quem paga/envia como quem recebe deve ter uma conta bancária (seja ela de banco digital ou físico) associada à (s) chave (s). Inclusive esse é um dos critérios para o cadastramento e uso desta ferramenta.
Com o PIX, o contador assume uma grande responsabilidade ao lidar com os números da sua empresa. Afinal, as empresas e profissionais de contabilidade deverão escriturar cada transação realizada, constante no extrato bancário
A empresa poderá, inclusive, realizar o sistema de compensação de contas através dele, pois os pagamentos e recebimentos contarão com informações agregadas, ou seja, no momento em que houver o pagamento através do Pix, haverá junto o envio de um conjunto de informações relevantes à operação – quem pagou, quem recebeu e para onde o dinheiro foi.

Dessa forma, conforme informações do Bacen, caso a empresa efetue o pagamento de uma guia federal, como de importação por exemplo, não precisará mais aguardar o período mínimo de 48 horas, pois o ente receberá o pagamento e as informações necessárias para liberação da carga naquele instante.

Isso também facilitará e agilizará o procedimento das Certidões Negativas de débitos (CND), ou em caso de parcelamentos, a emissão da Certidão Positiva com Efeitos de Negativa (CPEN), com a consequente suspensão do débito.
ATENÇÃO:
A transparência da MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA é reveladora das receitas ou rendimentos das Pessoas Jurídicas e Físicas.
Exige atenção para não ocorrer uma EVENTUAL OMISSÃO destas operações, facilmente detectadas pelo fisco.
As pessoas que estão no mercado de forma irregular, tornam-se transparentes ao fisco, podendo sofrer sanções tributárias

<-- Voltar

Business Assistido  -  Todos os direitos reservados