<-- Voltar Imprimir

  Mensagem

Autor da Mensagem
Orientações Sicontábil
Data do Envio
27/02/2020
Hora
17:07:11
Assunto
Notícias
Conteúdo da Mensagem
Orientações Sicontábil 02/2020

1 – REGISTRO DE INVENTÁRIO – BLOCO H:
O Registro de Inventário relaciona por valores e especificações AS MERCADORIAS adquiridas para revendas, existentes no estabelecimento à época do balanço.
O Bloco H com informações do inventario, deve ser informado na EFD ICMS/IPI da competência fevereiro de 2020, que será entregue até o dia 20 de março de 2020.

QUEM ESTÁ OBRIGADO
Toda Empresa contribuinte do ICMS é obrigada à transmissão da EFD ICMS/IPI.
EXEMPLOS DE INFORMAÇÕES A SEREM PRESTADAS

Código Descrição NCM Grupo Qtd Un Med Vr Unit Aliq ICMS Indicador se Propriedade
101 Banheira 3922.10.00 Revenda 2 unidade 1,00 18% Do Informante
303 Capa ter 9617.00.10 Revenda 3 caixa 3,00 18% De Terceiros
Outros Outras
Conforme a característica do negócio

O QUE SUA EMPRESA DEVE FAZER
• Gerar as informações do Inventário de 31/12/2019 no formato e layout do arquivo da EFD ICMS/IPI – BLOCO H
• Enviar-nos antes de 10/03/2020
Referidas informações (saldos do estoque de 31/12/2019) comporá o registro contábil (encerramento do balanço), o qual é declarado na ECF – Escrituração Contábil Fiscal e ECD – Escrituração Contábil Digital, analisado caso a caso.
Mas a obrigatoriedade de informar na EFD ICMS/IPI continua para todos os comerciantes
FALTA DE INFORMAÇÃO
Há penalidades previstas no RICMS/MG, que podem ser aplicadas na hipótese de ocorrência das infrações, Alertamos que em Minas Gerais cobram-se taxas para retificação de informações, sendo de responsabilidade de sua empresa.
Para que o Bloco H tenha todas as informações corretas é precisa ter um bom CONTROLE DE ESTOQUE e das operações de entrada e saída de notas fiscais da sua empresa. E ter um software que integre e automatize todas essas informações é melhor ainda.
COMO TER CONTROLE DE ESTOQUE ÁGIL EFICIENTE E SEGURO
O gerenciamento e controle de estoque ainda representam um grande desafio, mas é OBRIGATÓRIO a todo comerciante, que ficam sujeitos a penalidades, inclusive a EXCLUSÃO do SIMPLES NACIONAL.
Além do cadastro manual completo de produto no estoque, você consegue alimentar o seu estoque diretamente pelas NF de fornecedores. Utilizando o Certificado Digital A1, você monitora as NF-e emitidas contra seu CNPJ, bastando incorporar todos os produtos dela em seu estoque, fazendo os ajustes necessários e incorporando aos produtos já existentes.

<-- Voltar

Business Assistido  -  Todos os direitos reservados