Momento certo de buscar um empréstimo

Quando o empreendedor decide pedir um empréstimo, deve levar em conta os seguintes aspectos:

1) Crédito viabiliza oportunidades, não as cria.

2) Empréstimo tomado é sempre dívida. Precisa ser pago e, se isso não acontecer no prazo certo, a dívida aumenta e torna-se um problema grave.

3) Ter um bom plano de abertura e expansão do negócio contribui para identificar e administrar os riscos e a capacidade de pagamento do empréstimo.

4) Na abertura de um negócio, deve ser sempre aplicada uma parcela substancial de recursos próprios.

5) Um empréstimo deve ser sempre aplicado na finalidade registrada para obtê-lo:giro, investimento ou giro associado a investimento (misto);

6) Muitas vezes, a necessidade de capital de giro decorre de má gestão, do descasamento entre contas a pagar e a receber. Você pode gerar uma reserva financeira, se administrar bem níveis de estoques e fluxo de caixa.

7) Atenção para as reciprocidades exigidas pelos bancos, como a compra de seguros e outros serviços financeiros. Apesar de serem importantes, não devem estar condicionados à concessão do empréstimo.

8) O conhecimento prévio das opções e condições das linhas e serviços financeiros reduz as dificuldades da negociação do empréstimo, permite a comparação entre alternativas e resulta na contratação de um empréstimo que melhor atenda suas necessidades.

9) Atente para os custos representados por tarifas e tributos que incidem direta ou indiretamente sobre o empréstimo, como o Imposto sobre Operações de Crédito, Cambio e Seguros (IOF).

Fonte: Sebrae