Guia para conquistar o mercado

plano de marketing é a ferramenta que ajuda a empresa a conhecer o mercado que pretende atingir e estabelecer as estratégias que vão ser adotadas para conquistar o cliente.

Se o plano de negócios é a bússola para encaminhar o nascimento e o futuro de um novo negócio, o plano de marketing é o guia para a empresa saber exatamente o mercado em que se quer atuar. Em linhas gerais, serve para estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto-de-venda, que formam o composto de marketing (4Ps).

O plano de marketing faz parte do plano estratégico de uma empresa e mostra – quando bem executado – a relação entre o produto e o mercado. Tem a finalidade de ordenar as estratégias das empresas interessadas em obter eficiência, eficácia e efetividade nas atividades orientadas para o marketing.

Os consultores costumam dizer que o plano agrega sub-planos, que tratam de atividades importantes do marketing, conforme a seqüência:

Plano de vendas + Plano de propaganda + Plano de novos produtos + Plano de merchandising = Plano de marketing

Dizem que um bom plano não valida uma idéia de marketing, mas uma boa idéia de marketing é validada com um bom plano, conforme aponta o consultor e professor Alexandre Las Casas, autor do livro Plano de Marketing para a Pequena Empresa. Afirma ele em seu livro que o plano é usado para concretizar a criatividade, a imaginação e a inovação. “Elaborar planos de marketing contrapõe-se ao improviso, situação que pode prejudicar o andamento dos negócios. Exige sintonia com o mercado e constante adaptação”, escreve.

Em geral, o ponto de partida do plano de marketing é a coleta de informações, o que pe atestado pela maior autoridade mundial no assunto, o guru Philip Kotler. Para ele, “o marketing está se tornando mais uma batalha baseada em informações do que uma batalha no poder das vendas”. Ou seja, para elaborar um plano que atinja plenamente seus objetivos, o empreendedor deve cuidar para absorver informações de qualidade e de utilidade para seu negócio.

Para quem dúvida da importância do plano de marketing, o escritor norte-americano Victor H. Prusham, autor do livro Marketing – 101 Segredos do Marketing para Conquistar e Manter Clientes, lembra que , se não estiver no papel, não é um plano, é um sonho. “Sonhar é ótimo, mas para a maioria dos mortais a realidade é que paga as contas. Quando se trata de negócio, transformar sonhos em realidade envolve estabelecer metas e implementar ações capazes de alcançar essas metas”, detalha.

Prusham aconselha definir metas e ações por escrito, pois compartilhá-los com o restante de sua equipe gerencial será um grande passo para transformar seus sonhos em realidade. “Todo o processo é chamado de planejamento, e o plano de marketing por escrito é o produto final desse processo”, atesta.
 

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