Fone: (51) 3587-1257
E-mail: escontabilidade@escontabilidade.com.br
Área do Cliente



Como contar com uma reserva financeira

  • Contábil - 08/10/2022

Todo empresário sabe que imprevistos acontecem, mas o bom gestor é aquele que não é pego de surpresa por situações inesperadas e, no contexto financeiro, a reserva financeira é uma aliada fundamental para enfrentar os imprevistos.

A reserva financeira é um valor que se deve guardar para fazer uso somente em situações de emergência, como a que vivemos com a covid 19, mas também em situações mais corriqueiras que acarretam despesas muito grandes e que não estejam previstas no planejamento da sua empresa.

Mas você sabe qual o valor ideal para uma reserva financeira? O indicado é ter o valor equivalente de 6 a 12 meses das despesas mensais totais, sendo esta a sua meta de reserva. Esse valor será separado mensalmente, mas não há uma regra para a definição de um percentual mensal. O caminho é sempre avaliar a disponibilidade do seu caixa e lembrar que os meses mais lucrativos são os mais indicados para transferir valores excedentes para sua reserva.

Outra questão importante é o que fazer com a reserva. Para que seu fundo emergencial não fique parado e perca valor, é essencial deixar esse valor aplicado em um investimento seguro, cuja rentabilidade não seja tão baixa quanto a da poupança. 

Procure sua equipe contábil para gerenciar ou dar início a seu fundo de reserva.


Fonte: Portal Serasa Experian

Outras Notícias

Planejamento Tributário na Prática - Caso McDonald’s

16/04/2024

Ler notícia

Domicílio Judicial Eletrônico: atenção ao prazo para o cumprimento desta obrigatoriedade

10/03/2024

Ler notícia

Entenda a diferença entre preço e valor

02/02/2024

Ler notícia

Entenda a importância do Certificado Digital para sua empresa

11/12/2023

Ler notícia