Fone: (51) 3587-1257
E-mail: escontabilidade@escontabilidade.com.br
Área do Cliente



CNPJ inapto. Como resolver?

  • Contábil - 13/09/2022

CNPJ inapto é a situação cadastral da empresa que deixou de cumprir com suas obrigações legais por, pelo menos, dois anos. Geralmente isso ocorre aos negócios que deixaram de encaminhar seus demonstrativos e declarações contábeis durante esse período.

Mesmo sendo um problema bastante sério, pois impede que a empresa siga com suas atividades, a reativação é um processo relativamente descomplicado. Veja os passos para solucionar esse impasse:

1- Descubra quais são as pendências da empresa: Acesse o portal e-CAC e verifique a sua situação fiscal, conferindo, assim, quais documentos deverão ser apresentados ao órgão regulador.

2- Providencie os documentos em atraso: Reúna a documentação exigida, preencha as declarações necessárias e encaminhe tudo à Receita Federal, por meio do próprio site da RFB. No caso de um MEI, o próprio microempreendedor pode realizar a regularização do cadastro pelo site do Simples Nacional.

3- Pague os débitos e multas: O terceiro passo será quitar seus débitos e multas junto à Receita Federal. Após os pagamentos serem processados, o cadastro será considerado ativo novamente.

Cumprida as três etapas, o registro deverá ser regularizado em até 48 horas.

Pronto! Seguindo essas orientações você estará com seu CNPJ regularizado. Se encontrar alguma dificuldade neste processo, o contador poderá auxiliá-lo.


Fonte: Portal Contábeis

Outras Notícias

Planejamento Tributário na Prática - Caso McDonald’s

16/04/2024

Ler notícia

Domicílio Judicial Eletrônico: atenção ao prazo para o cumprimento desta obrigatoriedade

10/03/2024

Ler notícia

Entenda a diferença entre preço e valor

02/02/2024

Ler notícia

Entenda a importância do Certificado Digital para sua empresa

11/12/2023

Ler notícia