Fone: (51) 3587-1257
E-mail: escontabilidade@escontabilidade.com.br
Área do Cliente



Gestão dos números: A importância das métricas e indicadores

  • Contábil - 10/08/2022

Todo empreendedor precisa conhecer bem seus números para que suas decisões sejam efetivas e para traçar objetivos concretos para o seu negócio. Para esse fim, nada melhor que os dados de gestão sejam organizados em indicadores e métricas.

Estabelecer métricas e indicadores de desempenho é a melhor maneira de medir a produtividade do seu negócio no mercado. Ambas possuem a finalidade de medir e quantificar os resultados, criando uma fotografia do cenário da empresa que servirá como guia para as estratégias e metas futuras.

Para utilizar essas informações de forma correta, é importante conhecer a diferença entre elas. Enquanto as métricas são os resultados gerados no dia a dia, relacionadas às atividades, os indicadores dependem de um conjunto de métricas específicas, para determinar o que será avaliado mais profundamente. As métricas demonstram dados inconclusivos e os  indicadores demonstram tendências, causas, etc. Por isso, todo indicador é uma métrica, mas nem toda métrica é um indicador.

Conhecer as informações e os números da sua empresa é fundamental para a gestão do negócio, porém esses dados precisam estar organizados de forma a fazer sentido ao empreendedor, para que se possa fazer uma leitura concisa do mercado. A contabilidade deve auxiliar neste processo, fornecendo dados seguros e estabelecendo, junto com o empresário, as estratégias mais adequadas para o seu negócio.



Fonte: Portal Contábeis

Outras Notícias

Planejamento Tributário na Prática - Caso McDonald’s

16/04/2024

Ler notícia

Domicílio Judicial Eletrônico: atenção ao prazo para o cumprimento desta obrigatoriedade

10/03/2024

Ler notícia

Entenda a diferença entre preço e valor

02/02/2024

Ler notícia

Entenda a importância do Certificado Digital para sua empresa

11/12/2023

Ler notícia