Fone: (51) 3587-1257
E-mail: escontabilidade@escontabilidade.com.br
Área do Cliente



Sustentabilidade: Entenda esse conceito e veja como manter um negócio lucrativo

  • Contábil - 14/07/2022

Sustentabilidade é um termo que vem sendo empregado no meio empresarial com bastante frequência nos  últimos anos e não está associada exclusivamente ao respeito ao meio ambiente, mas à própria perenidade do negócio.

Uma empresa sustentável é aquela que se desenvolve economicamente de forma equilibrada, com ações planejadas, evitando desperdício, optando por alternativas ecológicas e respeitando a sociedade. Não basta ter sucesso, é necessário que sua empresa permaneça lucrativa no futuro e isso só é possível por meio de um crescimento sustentável. Para alcançar esse objetivo, especialistas apontam políticas e ações empresariais que farão do seu empreendimento um negócio sustentável. Confira: 

- Foco no cliente - Todo cliente paga um preço pelo seu produto, mas quer receber um valor em troca, um benefício concreto. Isso representa focar no que o cliente quer e não nas expectativas do empreendedor. Faça pesquisas, peça feedbacks para ter certeza de estar agradando ao seu público.

- Cultura inovadora: Inovar é buscar novas soluções, mais ecológicas e que trazem benefícios econômicos para a empresa. Além de inovar nos processos, a empresa pode surpreender quanto à forma de entrega, pagamento, pós-venda, entre outros.

- Gestão financeira: Todo empresário já deve ter ouvido falar que não se pode gerenciar aquilo que não se consegue medir ou controlar, por isso é fundamental que existam controles gerenciais para toda a sua atividade, como controle de contas a pagar e a receber, controle de estoque, controle de fluxo de caixa, etc.

- Aposte em parcerias fortes: Busque parceiros no seu segmento, visando apoio na divulgação, redução de custos e valorizando outros empreendimentos que optem por ações sustentáveis.

- Presença digital - Hoje é fundamental que qualquer negócio tenha presença digital, seja para a prospecção de novos clientes como por credibilidade da marca e relevância em sua área de atuação. O atendimento por canais digitais é outra realidade. Ainda existem empresas que para garantir sua sobrevivência precisam estar nos grandes marketplaces ou ter seu próprio site de e-commerce.

- Engajamento da equipe - Ter uma empresa sustentável passa também por uma postura ética, de valorização das pessoas e comprometida com seu papel social. Além disso, uma equipe engajada oferecerá melhores serviços ou experiência aos clientes.


Fonte: Portal Contábeis

Outras Notícias

Planejamento Tributário na Prática - Caso McDonald’s

16/04/2024

Ler notícia

Domicílio Judicial Eletrônico: atenção ao prazo para o cumprimento desta obrigatoriedade

10/03/2024

Ler notícia

Entenda a diferença entre preço e valor

02/02/2024

Ler notícia

Entenda a importância do Certificado Digital para sua empresa

11/12/2023

Ler notícia