Fone: (51) 3587-1257
E-mail: escontabilidade@escontabilidade.com.br
Área do Cliente



Você sabe quando migrar seu negócio de MEI para ME?

  • Contábil - 05/05/2022
Quando decidimos abrir uma empresa para formalizar uma atividade profissional, dependendo do ramo do negócio, podemos contar com a possibilidade de se tornar um microempreendedor individual - MEI, o que facilita muito a abertura do negócio próprio. Contudo, com o negócio crescendo, poderá ser necessário a mudança de formato para microempresa.

Para que essa mudança ocorra de forma tranquila, é importante que o empreendedor conheça os critérios e se planeje para a nova fase. Sendo assim, veja os limites para a realização desta transição:

- Faturamento anual: O MEI tem um teto de faturamento de até R$ 81 mil por ano com margem de tolerância de até 20% acima deste valor. Quando você ultrapassa essa marca, mas ainda está abaixo de R$ 360 mil por ano, deve passar a ser enquadrado como microempresa.

- Mudança de área de atuação: Se ao longo de sua existência a empresa teve que se adaptar e mudar de área de atuação e, não sendo essa uma área contemplada na categoria de MEI, se torna necessária a mudança de formato do negócio.

- Número de funcionários: Outro critério relevante é o número de funcionários. Segundo a lei, o MEI pode ter, no máximo, um funcionário contratado.

Um dos principais desafios durante a migração de MEI para ME é conseguir reajustar seu orçamento e sua carga tributária e, contar com um profissional de contabilidade pode fazer toda a diferença. Será necessário um estudo considerando as mudanças tributárias e planejar seu orçamento a médio e longo prazo. Com um profissional, você evita a maior parte dos riscos envolvidos nessa transição, especialmente com relação a erros de registro e multas.

???? Veja mais conteúdos como esse em www.escontabilidade.com.br

Fonte: Portal Economy
Outras Notícias

Planejamento Tributário na Prática - Caso McDonald’s

16/04/2024

Ler notícia

Domicílio Judicial Eletrônico: atenção ao prazo para o cumprimento desta obrigatoriedade

10/03/2024

Ler notícia

Entenda a diferença entre preço e valor

02/02/2024

Ler notícia

Entenda a importância do Certificado Digital para sua empresa

11/12/2023

Ler notícia