Fone: (51) 3587-1257
E-mail: escontabilidade@escontabilidade.com.br
Área do Cliente



Diagnóstico financeiro: O que é e quando se faz necessário.

  • Contábil - 20/04/2022

O empresário, com toda a sua experiência, logo percebe quando algo não vai bem no seu negócio. O problema é que nem sempre é fácil identificar onde está o gargalo que vem provocando perdas. Da mesma forma, nem sempre se consegue manter em dia a gestão financeira da empresa, seja por falta de um bom assessoramento contábil, como por falta de tempo para ações de análises estratégicas. O fato é que, quando temos um problema e não sabemos identificá-lo com clareza, é necessário fazer um diagnóstico financeiro.

Mas afinal de contas, o que é um diagnóstico financeiro? O diagnóstico financeiro trata-se de um estudo do negócio, em que se avalia toda a gestão financeira executada na empresa. Para isso, reúne dados que fazem parte da rotina financeira.

Com o auxílio do seu contador ou de uma consultoria, é feito um raio X do negócio, que envolve faturamento, entradas e saídas, como valores a receber e a pagar. O desempenho financeiro e o modelo de negócios são mensurados por meio da análise das informações contábeis, registro de planilhas, dados do planejamento estratégico e muita conversa com os gestores.

Com todas as informações em mãos, você mesmo poderá desenvolver ações para corrigir falhas, bem como medidas para a prevenção de erros.

Por meio do diagnóstico financeiro, você passa a contar com mais subsídios para a tomada de qualquer decisão que afete o seu empreendimento, além de permitir que seja realizada uma gestão financeira eficiente, que evitará surpresas no futuros.


Fonte: Portal Contábeis

Outras Notícias

Organize os documentos contábeis, ganhando tempo e evitando gastos.

27/07/2022

Ler notícia

Sustentabilidade: Entenda esse conceito e veja como manter um negócio lucrativo

14/07/2022

Ler notícia

Vai abrir seu negócio próprio? Veja alguns cuidados para empreender com sucesso.

29/06/2022

Ler notícia

Dicas para reduzir as despesas da sua empresa

15/06/2022

Ler notícia